quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

VIDA APÓS A MORTE/ SEGUNDO O CRISTIANISMO EVANGÉLICO
CLÁUDIA SCÁTOLA

Entre os evangélicos se acredita em duas correntes referentes a vida após a morte. A primeira é que as pessoas ao morrerem dormem os salvos em Cristo ressuscitarão na sua vinda, já os ímpios somente ressuscitarão no dia do julgamento final. Porém ficam inconscientes, dormindo até lá.
A segunda crença é que após a morte os salvos irão para um lugar chamado de seio de Abraão e os ímpios para os Hades[1] (mundo dos mortos). Sabemos que toda escritura foi divinamente inspirada, homens usados pelo Espírito Santo receberam revelações, por isso a palavra de Deus deve ser suprema. Toda doutrina que se alicerça fora dela deve ser descartada.
Mesmo Jesus sendo Deus não especificou com detalhes como é o outro lado, mas deixou indícios:
“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio” ( Lucas 16:22-23)
O mais interessante é que o rico pediu para avisar a sua família sobre o sofrimento do inferno, mas o anjo não o permitiu, dizendo o seguinte:
Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”  Lucas 16: 29-31
Com a morte e ressurreição de Cristo houve uma separação entre o Hades e o seio de Abraão, pois até então eles ficavam perto um do outro. Cristo desceu ao Hades e arrancou as chaves (autoridade) do diabo sobre a morte
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”.
Apocalipse 1:18
Depois do julgamento final a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo, lugar bem pior que o Hades:
“E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte”
Apocalipse 20:13-14
Cristo ao ressuscitar[2] levou consigo alguns santos do antigo testamento como simbologia do que será na sua volta:

“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem”
1 Coríntios 15:20
“E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos”
Mateus 27:52-53
Após os crentes em Jesus morrerem são levados pelos anjos a um lugar espiritual, enquanto Cristo não voltar:
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”
2 Coríntios 12:2-4
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Apocalipse 6:9-10
Quanto aos ímpios descem ao mesmo lugar o Hades (mundo dos mortos), o profeta Ezequiel fala sobre o mundo subterrâneo das nações ímpias:
“todos eles mortos, abatidos à espada; desceram incircuncisos às partes mais baixas da terra, causaram terror na terra dos viventes e levaram a sua vergonha com os que desceram à cova”
Ezequiel 32:24
No mundo dos mortos as pessoas não têm nenhuma informação quanto os acontecimentos terrenos (fato este que desmitifica a crença que os mortos voltam ou intercedem por nós):
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento”  Eclesiastes 9:5
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” Eclesiastes 9:10
“Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.
Jó 7:9-10
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27
Todos sem exceção seremos julgados naquele grande dia (esse julgamento ocorrerá depois do milênio de Cristo, e não será o julgamento dos crentes em Cristo, apenas o julgamento dos ímpios, pois a igreja de Cristo será julgada após o arrebatamento), até nisso Jesus faz separação. Após o arrebatamento os salvos irão participar das bodas do cordeiro:
Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Apocalipse 19:9
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;”
Mateus 8:11
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
2 Coríntios 5:10
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:5-6
Depois do reino milenar de Cristo, os mortos sem Cristo ressuscitarão, e a igreja também julgará esses mortos:
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Apocalipse 20:11-12
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
1 Coríntios 6:2-3
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar
Apocalipse 20:4

Seja qual for o estado que o espírito fica após a morte, o fato é que morrer com Cristo é a melhor coisa que alguém pode ter. Pois ele prometeu nos preparar um lugar maravilhoso:
As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
1 Coríntios 2:9



[1] No antigo testamento os judeus chamavam de Seol ou Xeol.
[2]Entende-se, pois, que Jesus, ao ressuscitar, levou para o céu os crentes do Antigo Testamento que estavam no Seio de Abraão, conforme ele prometera em Mt 16.18. Muitos desses crentes, Jesus os ressuscitou certamente para que se cumprisse o tipo prefigurado na Festa das Primícias (Lv 23.9-11), que falava profeticamente da ressurreição de Cristo (l Co 15.20,23), conforme vemos em Mt 27.52,53. A obra redentora de Jesus no Calvário afetou, não só os vivos, mas, também, os mortos que dormiam no Senhor”. Disponível em: http://www.comunidaderochaviva.com.br/portal/teologia/73-o-que-acontece-apos-a-morte.html. Acesso: 26 de novembro de 2014.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

O que é viver pela fé?


* Cláudia Scátola

Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração (Gêneses 7:1).

Fé palavra tão pequena, mas que tem um significado gigantesco! Foi por ela que muitos justos alcançaram testemunho. Noé foi um deles que ouviu o aviso de Deus e temendo obedeceu a sua voz e toda sua família usufruiu dos benefícios de sua fé. Quando obedecemos ao chamado do Senhor nossa família também participa das bênçãos do alto, a mesma coisa se recuarmos, nossa família sofre as consequências de nossas escolhas.
Deus olhou para a geração de Noé e a viu cheia de maldade, então seu coração entristeceu em vê injustiças que a humanidade cometerá. A dor foi tanta que ele se arrependeu te ter feito o homem a sua imagem e semelhança. Porém Noé achou graça diante dos olhos de Deus.
Porque Noé achou graça diante dos olhos de Deus?
 - não se corrompeu com o mundo
- foi obediente a voz de Deus
- não duvidou de sua missão
- insistiu em pregar a verdade

Mas a fé tem que vim acompanhada de confiança e obediência a verdadeira palavra de Deus. Ouço muito pessoas alegarem que obtiveram respostas usando sua fé em ídolos, mas a bíblia afirma que “Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam” (Isaías 44:17-18). Como pode Deus usar a idolatria como meio de conquistas através da fé? “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”
(Isaías 42:8). 
Esse tipo de petição não pode livrar ninguém “Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar; ali fica em pé, do seu lugar não se move; e, se alguém clama a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação” (Isaías 46:7). Viver em fé é deixar essas crenças pagãs e volta-se para o verdadeiro monte que provém nosso socorro!

Na geração que vivemos viver por fé está cada vez mais difícil. Ideologias nos são postos a todo instante seja no trabalho, família, faculdade que até sacodem nossa mente. As tribulações da vida tem sufocado a fé que um dia nos foi plantadas pela semente do evangelho, o inimigo de nossas almas tem feito de tudo para roubar nossa fé e consequentemente nossas coroas. “O ladrão não vem para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Satanás é ladrão e rouba a fé constantemente das pessoas deste mundo, mata muitos crentes e destrói muitos projetos. Ele sabe que sem fé é impossível agradar a Deus então tenta roubar as sementes plantadas em nosso coração, Eis que o semeador saiu a semear (Mateus 13: 1-25):
- uma parte caiu ao pé do caminho veio às aves e a comeram: pessoas que ouvem a palavra, mas não a entendem vem o maligno e rouba de seu coração. [pessoas néscias ouvem a verdade, mas não aceitam o evangelho como ele é. Preferem confiar em seus ídolos, dinheiro ao invés de Jesus cristo. “pode o ídolo ser alguma coisa?”].
- caiu em terra pedregais sem terra suficiente, nasceu, mas não permaneceu, pois veio o sol e queimou como não tinha raiz secou-se: ouve a palavra com alegria, mas quando vem à perseguição por causa da palavra se ofende. [Pessoas sem estruturas espirituais, que não alicerçaram sua fé na rocha. Não oram, não leem a palavra, quando lhes vem perseguições negam a cristo].
- Caiu em espinhos, eles cresceram e sufocaram a semente: ouve a palavra mais os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufoca a palavra e fica infrutífera. [Quantas pessoas conhecemos que deixam Jesus por status e fama? Alegam conhecer a Cristo, mas participam do banquete deste mundo? Meio artístico que faz pactos com o príncipe deste mundo em troca de poder].
- Outras caíram em boa terra e multiplicaram: ouve e compreende a palavra e dá fruto e produz bastante.
A palavra de fé é plantada em cada coração, mas depende de cada um produzir o que seu coração almeja. O que foi plantada em terra fértil reproduziu a fé e confiança em Jesus Cristo, mas os demais foram deixados pra trás. Nessa passagem vejo que tanto nos dias de Noé como nos atuais as pessoas tem posto sua fé em fundamentos ilusórios que não edificam o homem em coisa alguma, sem firmeza essa fé se despedaça. Precisamos vigiar para que o inimigo de nossas almas não nos afaste do Salvador, e chegando nosso Senhor não percebemos sua presença. Não é a toa que Jesus compara o tempo presente aos dias de Noé, as pessoas viviam sem preocupação, casando, bebendo, divertindo-se até que Noé entrou na arca e as portas se fecharam.
Por isso é importante insistimos em confiar no Senhor, e nunca recuar, assim como fez certa viúva que perturbava certo Juiz iniquo para que ele lhe fizesse justiça contra seu adversário (Lucas 18:1-8). De tanto ela bater, ela achou abrigo.  Dai o Senhor nos indaga: Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam há ele dia e noite?(lc 18:7). Nossa fé vai sendo abalada devido às circunstâncias que nos cercam nesses dias que estamos vivendo o caminho se estreita ainda mais, Jesus mais uma vez indaga: “quando vier o filho do homem haverá fé na terra?” (Lucas 18:8).Essa pergunta talvez sou na época de Noé.
O desejo do inimigo era vê-lo frustrasse e negar sua fé, roubando-lhe assim sua coroa incorrutível, mas o justo Noé preferiu crer nas promessas do criador e construir uma arca para se abrigar do que estava por vim. Todo cristão deve abrigasse no templo de Deus, perto do santo dos santos.

(Pregação ministrada na Igreja Ministério Apostólico Shekinah, Santos Dumont- Maceió -Alagoas.
* Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Pregadora do evangelho.

Frases da Semana


Tudo é questão do ângulo que vemos as coisas: antes ficava deprimida por não me aceitarem, HOJE: percebo que não há nada errado em mim, mas é que minha pessoa não é pra todo mundo, sou rara demais pra pessoas pequenas! (Cláudia Scátola)

Devemos ser cuidadosos com tudo que temos, pois quem é fiel no pouco no muito também será. Moro em uma casa pequena, mas gosto de arruma-la com carinho, fiz uma textura pra colocar a TV, coloquei cerâmica com desenhos na pia, pois compreendo que foi Deus quem me deu. Assim são as coisas espirituais, temos que fazer sempre o melhor! Fazer com EXCELÊNCIA! (Cláudia Scátola)

Crer em Deus é diferente de segui-lo, muitos não querem se aproximar da cruz, porque sabem se assim o fizerem terão que mudar suas vidas por completo! (Cláudia Scátola)