Como saber se é falso ou verdadeiro?
A bíblia nos alerta que surgiriam falsos profetas, é que desviariam muitos do caminho verdadeiro. Mas como podemos ter discernimento para saber quem são os falsos profetas? A bíblia nos ensina perfeitamente essa dúvida.
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Mateus 7:15-18
Note que Jesus disse que conheceríamos o que era falso pelos frutos que eles produzissem. Não é porque alguém realiza milagres, expulsa demônios, fala em línguas e faz coisas sobrenaturais que são servos do senhor verdadeiros. Não se pode aparentar espiritualidade e logo em seguida promover as obras da carne.
No versículo mais adiante Cristo fala assim, vós que "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos depraticais a iniquidade." Mateus 7:22-23. Note que os falsos profetas tem uma característica peculiar são vistos como grandes fazedores de obras, mas que na verdade vivem se corrompendo constantemente. I os verdadeiros em muitos casos não são ouvidos.
Em João 10 Jesus fala sobre como reconhecer os falsos pastores "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas". João 10:11-13
Os falsos pastores não se importam se suas ovelhas estão feridas ou não, para eles o que importa são suas vidas. Talvez lideram por dinheiro, status, fama, familiaridade deixando a merce seu rebanho. Por isso há tanta gente desviada, sofrendo, com feridas espirituais profundas devido o abandono de seus pastores.
Outro ponto importante é sobre os falsos "profetas" O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR". Jeremias 23:28,31-32
Notem que no verso 28 há um porém para uma revelação vim do senhor, ela deve concordar com a palavra de Deus. Não se pode dizer uma coisa contrária a bíblia sagrada, pois Deus não é homem para que minta.
Durante minha trajetória no evangelho vi muitas coisas como estas irmãos afirmarem que Deus mandou eles irem para outros ministérios, depois de uns meses mandou volta, depois ir pra outro. Mas Deus não é de confusão mas de paz! Além de profetizarem coisas repetidas para todo mundo, desvalorizando o que diz as escrituras. É por isso que Jesus manda seus servos orar e vigiar.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Mateus 24:4
Nenhum comentário:
Postar um comentário